segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Filosofando sobre um olhar triste...

Porque a foto do olhar com lágrimas timidas se tudo é exatamente como você mesmo disse? Quando não se precisa de ninguém e somente de si mesmo para amar, você entende que não adianta mais chorar pelo que passou. Afinal, seu amor próprio já cresceu tanto que não importa o quanto você goste ou tente gostar de alguém; seu amor próprio sempre será maior que qualquer outro sentimento que você venha sentir por uma pessoa! Daí, nunca vai ter graça dizer eu te amo para ninguém mesmo! Nunca se sentirá preparado para isso, pois seu coração é insensível para tal. Então, por que chorar? Não sei, mas choram, cada uma pelos seus motivos... Isso não é ser triste. Triste é pensar que muitos não estão a chorar pelo outro, não! Choram porque a solidão é horrível pra quem vai passar a vida disfarçando que é feliz do jeito é; que não se deixa entregar para não afetar a excelência do seu ser auto-suficiente... Viva a psicologia do egoísmo! Talvez um dia estas pessoas consigam acreditar que a máscara que inventaram possa se tornar realmente um rosto sorridente, como quando se faz correções em uma foto com a delicadeza do Photoshop, simplesmente para dar um aspecto melhorzinho à imensidão que sobra no peito. Mas, também é possível encontrar "a felicidade" sendo assim ainda que ela se mantenha pelo retoque frio do mesmo pincel que, um dia, deixou de colorir os momentos não vividos para sua “auto-proteção”. Não se lamente pelo sorriso que não teve, mas lamente pelo sorriso que não proporcionou a quem te amava, porque esta foi a mais infeliz escolha que alguém já fez enquanto viveu em cima de um pedestal que, por si mesmo, criou.
É tão triste quando você acha que tudo o que ainda há para viver já foi aprendido um dia no passado; que não há mais motivos para se aventurar uma vez que sua visão, tão apurada, se tornou limitante para nossa própria vida. E nesta psicologia tão perfeita do evitar novos problemas, é que foi possível, para mim, perceber a crueza da sua certeza do que é “ser feliz" para você mesmo. Estas idéias prontas que foi preciso você acreditar para conseguir mentir para a sua própria inteligência, todos os dias, dizendo que sentir é para os fracos, que pensar assim evitaria “abalar” realidades visíveis, mas contestáveis! Aí é que está a diferença entre o ser ator e autor da sua própria inteligência, sabia? Muitos dizem: eu quero ser autor da minha própria vida e nem sabem o que dizem... Outros já perceberam que não é tão ruim ser ator, uma vez que é possível se esconder em teorias psíquicas fantásticas e, ainda por cima, ficarem bem na fita! Mas verdade seja dita. Viver ensaiando uma peça para ver que no final o indivíduo nem encenar se deu o direito de fazer, é uma afronta ao pensamento autodidata! Julgo verdade quando digo que o ator vislumbra a cena de maneira muito mais real que sonhada pelo autor. Simplesmente porque ele VIVE a cena. Porém, o aprendizado leva a gente a ver o quanto é bom aprender a criticar a inteligência que nos é imposta simplesmente para construirmos nossa própria inteligência tão bem quanto a de outros autores. Isso porque nada na vida ensina mais que viver a realidade dia após dia sem ter medo de ser feliz... Recebendo dela a real sensação DO VIVER, muito além que a do ENCENAR inteligências já descritas!

Sabe, acho que a vida tão sem sal, tão sem graça, tão... INUTIL pra quem é sensato o tempo todo, entende? Porque tem gente que acredita que exista referência bibliográfica até para o sentimento humano. Que graça tem sorrir quando já se era esperado sorrir? E chorar quando as coisas culminaram para que lágrimas aparessam? Isso é ser NORMAL... Mas VIVER definitivamente não é normal... Viver é SER ESPONTÂNEO! É chorar no exato momento em que se abre aquele sorriso e sorrir no exato momento em que o choro abraçou-lhe as pernas! Sabe por quê? Porque no peito havia a certeza de que a missão havia sido cumprida de maneira limpa, genuína e honesta, que o coração foi conquistado pela promessa, pela certeza, pela força da atitude, acima de qualquer inteligência, de qualquer revés.

Muitos choram por serem mimados, medrosos, sozinhos... Outros choram porque realmente sentiram mesmo tendo medo... Porque resolveram viver a vida para serem felizes, independente de certezas pré-concebidas, pois já sabiam que a felicidade é cíclica. Ela vai, vem, vai, vem... vai! Vem?

Boa noite!

Felipe N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário